O Campus Ibirama foi inaugurado em 1º de fevereiro de 2010 na antiga Escola Hamônia e iniciou suas atividades com o ensino no segundo semestre desse mesmo ano. Esteve vinculado ao Campus Rio do Sul até 3 de fevereiro de 2011 e em 4 de fevereiro de 2011, através de uma solenidade, deu início ao seu funcionamento regular e uma mudança na vinculação, passando a ser gerido pela Reitoria do IFC, instalada em Blumenau.
A partir do primeiro semestre de 2011 foram ofertados os primeiros cursos técnicos integrados ao ensino médio. A integralização entre ensino médio e técnico facilita o acesso de jovens à educação profissionalizante e permite impulsionar o desenvolvimento local.
Entre os anos de 2012 e 2013 o Campus foi contemplado com uma grande reforma estrutural e adequação de espaços físicos. Alterações importantes para o Campus Ibirama receber oficialmente sua autonomia em 23 de abril de 2013 com a Portaria 330/MEC. Foi também em 2013 que o Campus desenvolveu os projetos do curso técnico integrado em Administração e o curso superior de Tecnologia em Design de Moda, que entraram em funcionamento já em fevereiro de 2014.
Em 2016 dá-se início a uma nova fase, com a abertura dos Cursos de PROEJA com Qualificação em Administração Comercial (Educação de Jovens e Adultos) e a Pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade. E, em 2017, foi inaugurada a biblioteca do IFC Ibirama e a Pós-graduação em Moda.
Atualmente o Campus Ibirama conta com 60 servidores e aproximadamente 500 alunos, oferecendo os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Informática e Vestuário; PROEJA com Qualificação em Administração Comercial; Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda; Especialização em Educação e Interdisciplinaridade e Especialização em Moda.