Menu principal
 

O campus Ibirama foi inaugurado em 1º de fevereiro de 2010 na antiga Escola Hamônia e iniciou suas atividades com o ensino no segundo semestre deste mesmo ano. Esteve vinculado ao campus Rio do Sul até 03 de Fevereiro de 2011, e em 04 de fevereiro de 2011, através de uma solenidade, deu início ao seu funcionamento regular e uma mudança na vinculação, passando a ser gerido pela Reitoria do IFC, instalada em Blumenau.

A partir do primeiro semestre de 2011 foram ofertados os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Eletromecânica e Vestuário. A integralização entre ensino médio e técnico facilita o acesso de jovens à educação profissionalizante, e permite impulsionar o desenvolvimento local. Para 2012, é lançado as modalidades subsequentes dos cursos de Eletromecânica e Vestuário e a modalidade integrada do curso de Informática.

Entre os anos de 2012 e 2013 o campus é contemplado com  uma grande reforma estrutural e adequação de espaços físicos. Alterações importantes para em 23 de abril de 2013 o campus Ibirama receber oficialmente sua autonomia, com a Portaria 330/MEC. Foi também em 2013, que o campus desenvolveu os projetos do curso técnico em Administração e o curso superior de Tecnologia em Design de Moda, que entraram em funcionamento já em fevereiro de 2014. Em 2016 dá-se início uma nova fase, com a abertura dos Cursos de PROEJA com Qualificação em Administração Comercial (Educação de Jovens e Adultos) e a pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade.

Atualmente o campus Ibirama conta com 60 servidores, aproximadamente 350 alunos, oferecendo os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Informática e Vestuário; PROEJA com Qualificação em Administração Comercial; Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda; e Especialização em Educação e Interdisciplinaridade.