De 21 a 24 de outubro, os alunos Jéssica Ferreira, Lanna Guedes, Alan Gabriel Berkenbrock e Pedro Silveira, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Ibirama, participaram da 22ª edição da Latinoware – Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, em Foz do Iguaçu (PR). A equipe foi acompanhada pelo professor Rodrigo Nogueira, que também apresentou um artigo na trilha científica do evento.
Reconhecida como o maior encontro da América Latina dedicado ao software livre e às tecnologias abertas, a Latinoware reuniu pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas de toda a região. Nesta edição, o congresso destacou a integração de espaços temáticos como Mundo Latinoware, Mundo Ficiências, Mundo Sapiens e a trilha Latin Science, voltada à produção científica e à inovação acadêmica.
Durante o evento, as alunas Lanna Guedes e Jéssica Ferreira apresentaram o artigo “Desenvolvimento de Software para Contorno de Bordas e Encaixe Inteligente de Couro de Peixe”, desenvolvido em parceria com o professor Gabriel Gonino e orientado pelo professor Rodrigo Nogueira. O projeto aplica técnicas de visão computacional para o reconhecimento e a medição de couro de tilápia, promovendo o uso sustentável de resíduos da piscicultura.
Já os alunos Pedro Silveira e Alan Gabriel Berkenbrock apresentaram o projeto Loxosceles, um aplicativo para coleta e análise de micro-fatores ambientais em áreas propícias à presença da aranha-marrom, apoiando pesquisas ambientais e de saúde pública, também em uma parceria entre Nogueira e Gonino. O professor Rodrigo Nogueira também participou com o artigo “Arquitetura Automatizada de Data Warehouse para Acesso ao Conhecimento Tecnológico em Bases de Patentes”, desenvolvido em parceria com a UFSC e a UDESC, que propõe uma estrutura automatizada de análise de dados e inteligência artificial aplicada a repositórios de patentes.
Além das apresentações, os estudantes visitaram diversos estandes de instituições e empresas que expuseram projetos de robótica, inteligência artificial, redes 5G e open hardware. Entre as experiências mais marcantes, destacam-se o contato com o Spot, cão-robô desenvolvido pela Boston Dynamics e adaptado para aplicações em indústrias com redes 5G, e a demonstração de um robô inspirado no R2-D2, personagem clássico da franquia Star Wars. Também conheceram inovações em impressão 3D, drones autônomos e aplicações de IoT, apresentados por universidades, startups e pela Itaipu Binacional. Os participantes também exploraram projetos de impressão 3D, drones autônomos e aplicações de IoT (Internet das Coisas), apresentados por instituições parceiras da Itaipu Binacional e startups tecnológicas.
Pedro Silveira |
Lanna Guedes |
Prof. Rodrigo Nogueira |
Marcada por grandes nomes, como Caco Barcellos, Naty Finanças, Débora Garofalo, Julio Cezar Neves (autor de Shell Linux), Bruno Araújo (mantenedor do Big Linux) e John “Maddog” Hall. Reconhecido como um dos principais responsáveis pela popularização do sistema operacional Linux desde a década de 1990, Maddog dedicou sua carreira à defesa do acesso livre ao conhecimento tecnológico e à formação de profissionais capazes de criar e compartilhar inovação de forma colaborativa. Sua presença na Latinoware simboliza a continuidade de um legado que transformou a história da computação moderna.
“Foi incrível esse choque de idades e gerações. Ver os nossos alunos em contato com uma lenda do mundo software, que é o Maddog, é simplesmente manter toda uma cultura de software livre viva”, destacou o professor Rodrigo Nogueira.
Durante a programação, os alunos assistiram às palestras de Wendell Bezerra (dublador e diretor de voz) e Átila Iamarino (biólogo e divulgador científico), que trataram, respectivamente, sobre o futuro da produção de conteúdo e o impacto da inteligência artificial na comunicação científica. Sendo assim, a experiência também foi marcada por momentos de aprendizado e inspiração.
“Foi gratificante a experiência de contribuir e representar o IFC no evento Latinoware 2025”, relatou Alan Berkenbrock.
“A experiência de participar de um evento de tanta importância foi inesquecível e muito marcante”, destacou Jéssica Ferreira.
“Gostei da experiência de conhecer pessoas importantes de diversos ramos”, comentou Pedro Silveira, fã de dublagem que teve a oportunidade de assistir à palestra de Wendell Bezerra de perto.
Para Lanna Guedes, “foi uma grande experiência, onde tivemos a oportunidade de apresentar o que desenvolvemos e aprender coisas de diversas áreas”.
A participação do IFC Ibirama na Latinoware 2025 reforça o compromisso da instituição com a inovação, a sustentabilidade e a formação tecnológica aplicada à realidade social, promovendo o protagonismo estudantil em eventos de relevância internacional.
