Na última quinta (03/10), ocorreu a cerimônia de entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na cerimônia foram entregues os certificados aos 8 alunos participantes e professor organizador. Também foram entregues duas medalhas de ouro e uma medalha de bronze. Abaixo a lista dos alunos:
Arthas Brunnett Mangueira
Iago Vinicius Schmitz (Medalha de Ouro)
Ian Felipe Ribeiro dos Santos
Kevyn Espindola
Natan Elert da Silva
Nicolas Kaenan Silveira (Medalha de Bronze)
Sophia Maria Franzoi Florêncio
Vitor Marian (Medalha de Ouro)
Aplicada por meio de uma prova única, a OBA é dividida em quatro níveis. O nível 1, voltado para estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental, teve quase 20 mil medalhistas. O nível 2, que vai do 4º ao 5º ano, contou com mais de 11 mil medalhas. Já o nível 3, do 6º ao 9º ano, foram quase 27 mil. Já o nível 4, destinado ao ensino médio, teve mais de 23 mil medalhistas.
Todos os alunos que tiraram nota acima de sete estão pré-selecionados para a fase on-line do processo que escolherá os estudantes que irão
participar dos treinamentos de 2025. Os estudantes selecionados nos treinamentos de 2025 irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025.
Todos os alunos que participaram, independentemente do resultado, merecem os nossos parabéns pela determinação e coragem.