Em 2026 o Instituto Federal Catarinense, campus Ibirama, ofertará o curso de Qualificação Profissional: Artesã em Bordado à Mão, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade, residentes na região de Ibirama. Esta ação de qualificação ocorre por meio do Programa Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O Programa Mulheres Mil foi criado em 2011 e relançado em 2023, com o objetivo de inclusão social, educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir dos 16 anos, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional, com direito a uma ajuda financeira, chamada de bolsa-formação.
O IFC Ibirama oferta 45 vagas para mulheres, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social a partir de 16 anos, que possuam o Ensino Fundamental incompleto e que desejam qualificar-se profissionalmente em bordado à mão.
As aulas serão ministradas no IFC Ibirama, no período de março à agosto de 2026, nas quartas e sextas-feiras, no período vespertino. As participantes receberão bolsa-formação no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) mensais como auxílio para participação no curso.
O curso abrange conhecimentos técnicos e habilidades essenciais para a inserção profissional e social:
– Cidadania e qualidade de vida (16h)
– Recomposição de conteúdos básicos (24h)
– Mundo do trabalho e inserção social (4h)
– Técnicas de Bordado Manual (40h)
– Projeto de Bordado (48h)
– Projeto de Produto Bordado (60h)
As inscrições podem ser realizadas diretamente no IFC Ibirama ou no CRAS dos municípios de Apiúna, Ibirama e José Boiteux.
Inscrições de 24/11/2025 à 09/02/2026
Edital e demais informações:
Edital nº 018/2025 – Curso de Qualificação Profissional: Artesã em Bordado à Mão
Anexo II – Questionário Socioeconômico
Anexo III – Formulário para Recurso
