Estudantes e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022, organizados pela comissão organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) e pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Rio Preto. As competições da etapa nacional foram realizadas em São José do Rio Preto, entre 28 de novembro e 2 de dezembro, e reuniu cerca de 2.400 representantes de 31 Institutos Federais. A delegação do IFC foi composta por 71 estudantes e nove servidores representantes de 10 campi: Abelardo, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Rio do Sul, Santa Rosa, São Francisco e Videira. Eles participaram de competições nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, futsal, handebol, vôleibol, vôlei de praia e atletismo. Ao final dos jogos, os estudantes do IFC voltaram para casa com medalhas de ouro, prata e bronze, além de bons resultados na classificação geral e aprendizado.
Entre os medalhistas está Tainara Suzana Berner Huff, do 2º ano do técnico em Agropecuária, Campus Concórdia. A estudante conquistou três medalhas no atletismo, sendo dois ouro (1.500 e 3.000 metros rasos) e uma prata nos 800 metros rasos. “Desde pequena acompanhei de perto minha família no esporte, foi incentivada pelos meus pais a praticar regularmente atividade física. Eles foram minha primeira inspiração e me ensinaram que o esporte é um refúgio do mundo cheio de preocupações. Até a metade do ano de 2022 a prática de atividades físicas para mim só era uma distração, já havia participado de campeonatos de futsal, mas nem imaginava que algum dia poderia participar de competições de atletismo. Desde que entrei no IFC Concórdia fui incentivada pelos professores Jerson Luís Isoton e Antônio Carlos Espit, que confiaram no meu potencial”, revela a estudante.
Huff conta que durante os meses de treinamento para os JIF ela entrou para o grupo de atletismo do município de Concórdia, por meio do qual conquistou medalhas em competições estaduais e participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). “Minha primeira participação no JIF Nacional chegou, meu coração estava cheio de emoção e ansiedade, mas acima de tudo confiava em mim mesma, sabia que era capaz, já esperava bons resultados para mim e para a Instituição. Quando pisei na pista parecia que estava em casa, só pensei em dar o meu melhor. A adrenalina subiu e a única coisa que pensava era que sempre posso dar mais de mim. Foi tudo isso que aconteceu. Foram minhas maiores conquistas em competições nacionais, valorizo demais isso”, comemora a estudante.
Marco Antônio Garlini Possamai, estudante do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio no Campus Ibirama, participou pela primeira vez dos JIF e conquistou a medalha de ouro no tênis de mesa individual. Ele conta que está inserido no esporte faz muito tempo e já participou de muitos campeonatos. “Gostei dos jogos do IF nacional, pois ele tem um mesmo estilo dos campeonatos grandes, cada modalidade tem seu local certinho para competir. O aluno que nunca participou de um campeonato e está indo pela primeira vez nos jogos do IF nacional, vai admirar um campeonato grande desses e nunca mais vai esquecer desse momento na sua vida, começando talvez a se inserir de vez dentro da sua modalidade, para tentar participar em outros campeonatos. Outro ponto muito legal dessa competição é o fato de o aluno poder viajar para outro estado e assim conhecer vários lugares do país”, aponta Possamai.
Segundo o professor de Educação Física no Campus Santa Rosa do Sul, Fernando Bitencourt, destaca a relevância dos campeonatos para a formação dos estudantes. “Nós, que estamos dia a dia com nossos alunos, sabemos o quanto é importante oportunizar a participação em eventos como o JIF Nacional como também os Jogos do IFC. Pois é um incentivo a mais para prática esportiva, ao treinamento, a perceberem o quanto é necessário ter responsabilidade em tudo o que se faz, pois nada vem por acaso. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos, tanto no esporte como na vida profissional, precisamos ter muita responsabilidade, dedicação, persistência para, assim, desfrutarmos mais à frente das possíveis conquistas. Portanto, não são ganhos apenas no esporte ou na saúde que um evento esportivo como o JIF proporciona, mas um aprendizado para a vida. Aprenderam que mesmo nas derrotas tiramos lições que irão oportunizar estarmos mais fortes e preparados para novos desafios”, justifica.
Estreante no JIF Nacional, o professor já participou três vezes da etapa regional que esse ano não ocorreu. “Eventos como esse mostram aos nossos alunos o quanto é necessário a união, o trabalho em equipe, a importância que cada um tem no grupo e unindo todos formam uma equipe competitiva. Mais do que isso, que um só não vence sozinho, que todos desempenham um papel importante na equipe, fazendo a sua parte. Também saber a importância de respeitarmos as regras e normas, pois elas existem no esporte e na sociedade para podermos viver e competir em harmonia, pois tudo isso ajuda na sua formação”, declara Bitencourt.
“O JIF Nacional não é só competição. Claro que todos estamos lá para ganhar e dar o nosso melhor. Porém, acima de tudo temos a oportunidade de fazer amizades, conhecer outras culturas, lugares, realidades diferentes, nos divertir e aproveitar tudo que o esporte tem a oferecer, porque este momento é mágico. Espero estar lá no próximo ano representando novamente a escola da melhor forma possível, pois sem o incentivo da instituição nunca chegaria onde cheguei”, finaliza a estudante do Campus Concórdia.
Confira abaixo os principais resultados alcançados pelos estudantes do IFC nos JIF 2022:
Medalhas
Ouro
Atletismo – 1.500 metros rasos: Tainara Suzana Berner Huff
Atletismo – 3.000 metros rasos: Tainara Suzana Berner Huff
Tênis de mesa masculino individual: Marco Antônio Garlini Possamai
Prata
Atletismo – 800 metros rasos: Tainara Suzana Berner Huff
Atletismo – 100 metros rasos: André Forte Cardoso
Atletismo – 5.000 metros rasos: Gabriel Bieger
Atletismo – Salto triplo: Vitória Gaffuri Martello
Atletismo – Revezamento 4×100 feminino: Vitória Gaffuri Martello, Xaiane Camile Scheuble, Ana Carolina Romani, Milene Moro Pagani
Atletismo – Revezamento 4×100 masculino: João Filipe Cason, Christian Vieira Lopes, Kauã Mieres, Kewin Victor Chaves dos Santos
Atletismo – Revezamento 4×400 masculino: Christian Vieira Lopes, Marcelo Camargo Bósio Locatelli, André Forte Cardoso, Kleber Augusto Zapf
Bronze
Atletismo – Salto triplo feminino: Vitória Gaffuri Martello
Atletismo – 400 metros rasos: Kleber Augusto Zapf
Atletismo – Lançamento do disco masculino: Rafael Augusto Neis
Futsal feminino – Dienifer Maria Padilha, Eduarda dos Santos Matos, Hellen Caroline Figueiredo Almeida, Láisa Thomaz Pinto, Heloisa Henrique da Silva, Agnes S. da Luz Bittencourt Machado, Vitoria Danieli de Jesus Ramos, Vitória de Lima Peres
Tênis de mesa feminino (equipe): Laysa Drum Maciel e Leilane Maia da Silva
Vôlei de praia masculino: Gustavo Borges da Silva e Kauã Donavan Bilk
Resultados na colocação geral
Atletismo masculino (equipe): 2º lugar
Atletismo feminino (equipe): 3º lugar
Futsal masculino: 4º lugar
Xadrez feminino (individual): 6º lugar
Xadrez masculino (individual): 8º lugar
Acesse a galeria de fotos e confira as imagens oficiais dos Jogos e as fotos da delegação do IFC.
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: acervo do JIF e da delegação do IFC