Diante dos últimos acontecimentos em Santa Catarina, o Campus Ibirama buscou diversas atitudes para dirimir possíveis riscos à comunidade acadêmica. Destacamos que a segurança e o bem-estar dos discentes e servidores são prioridade máxima nesse momento da instituição.
No dia 14/04/2023, aconteceu uma importante reunião na Câmara dos Vereadores de Ibirama com a presença da polícia civil e militar. O Comandante Córdova apresentou um plano de ação que pode ser acessado pelo site fbi.gov/survive, a reunião englobou discutir condutas de ação em situações de risco, propondo-se garantir a segurança de todos os indivíduos do Campus.
Ademais, na noite de segunda-feira, 18/04/2023, foi realizada uma vistoria na instituição pelo comando da PM de Ibirama, com o intuito de verificar se a estrutura, assegurar qualquer situação de risco e levantamento de pontos vulneráveis.
Na quinta-feira, dia 20/04/2023, o Campus receberá o Comandante Rudinei dos Bombeiros de Ibirama e o professor Marcos Heinig (IFC/Camboriú) para discutir sobre o tema e colaborar com a elaboração do plano de ação. A participação desses profissionais é de extrema importância para assegurar que todas as medidas necessárias sejam tomadas.
No dia 19/03/2023 em uma reunião do CODIR (Colégio de Dirigentes), foi reativado o Comitê de Crise que discutirá as ações tomadas institucionalmente. A finalidade é garantir que a instituição esteja preparada para lidar com situações de risco.
Além disso, o Campus possui monitoramento por câmeras de segurança. Em frente ao nosso Campus, também existe uma câmera de segurança monitorada pela PM, e ainda possuímos um vigilante que atua 24 horas, tendo sob controle a única entrada de acesso da instituição. As medidas adotadas são essenciais para garantir a segurança daqueles que frequentam o Campus.
Todas as medidas estão sendo tomadas para tranquilizar a comunidade acadêmica e assegurar que todos tenham um lugar saudável para ensinar e aprender. O Campus Ibirama se compromete em garantir a segurança de todos e continuará adotando medidas necessárias para que todos possam estudar em um ambiente seguro.
O Ministério da Educação emitiu um conjunto de informações para a segurança no ambiente escolar. O documento sugere que as instituições de ensino promovam esforços colaborativos em toda a comunidade, incluindo estudantes, profissionais da educação, familiares, gestores, assistência social, policiais e profissionais de segurança. Recomenda-se que os gestores das instituições de ensino, desenvolvam estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais.
Essas recomendações incluem promover maneiras de ajudar estudantes, familiares e/ou responsáveis a se conectarem com as instituições de ensino e os profissionais da educação, estabelecendo formas de controle parental das redes sociais e dos materiais levados para a escola por parte dos estudantes e esclarecer para os envolvidos a importância do cuidado coletivo com o espaço e o ambiente da instituição de ensino.
No mês de junho, receberemos em nosso Campus os profissionais da Defesa Civil que atuam em nosso município, os membros trabalham com a prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações ou períodos de adversidades. No período em que estamos vivendo, essas palestras serão realizadas como alerta sobre os recentes atentados que estão ocorrendo nas escolas, abordando temas como medidas preventivas, identificação de sinais de alerta e como lidar diante de situações de crise. A iniciativa visa conscientizar discentes e docentes sobre a importância de manter a segurança, garantindo sempre um ambiente escolar seguro e saudável.