No dia 09 de junho de 2025 foram instalados coletores de bitucas no IFC Campus Ibirama como ação do NGA, que é o nosso Núcleo Gestor Ambiental.
O coletor é constituído da seguinte forma: na parte interna contém um cano de PVC de 75 mm de bitola com 800 mm de altura, fechado na extremidade inferior impedindo que o efluente das bitucas entre em contato com o solo mediante chuvas. Este é acoplado internamente ao cano de 100 mm de bitola com 800 mm de altura, o qual é fechado nas duas pontas, favorecendo apagar o cigarro na extremidade superior antes de ser colocada no papa bitucas.
Para a extração das bitucas sem que haja o contato com o rejeito, basta abrir o cano externo, sacar a embalagem de dentro e fazer a coleta.
Destaca-se que se trata de uma ferramenta vultuosa para a prevenção de contaminação do ecossistema, já que o acetato de celulose encontrado nas bitucas é considerado um dos plásticos mais comuns no meio ambiente, podendo liberar micro plásticos além da lixiviação liberar outras substâncias tóxicas.
A ação foi organizada pela professora Dra. Ana Silvia de Lima Vielmo, onde o projeto Papa Bitucas foi desenvolvido durante o doutoramento da professora no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Na ocasião foram colocados papa bitucas no Centro Tecnológico e Biblioteca da UFSC para a coleta das bitucas a fim do desenvolvimento da tese intitulada Desenvolvimento de não tecido de acetato de celulose a partir de bitucas de cigarro empregado para o pré-tratamento de água superficial.
O produto da tese gerou o pedido de depósito de patente de número BR 10 2022 003421 4 denominada ELEMENTO FILTRANTE NÃO TECIDO DE ACETATO DE CELULOSE.
Compartilhe:
![]() |
![]() |
![]() |