Shaiane Carla Gaboardi, professora do campus Ibirama do Instituto Federal Catarinense, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022, na área de Geografia. O resultado da premiação foi divulgado na quinta-feira, 11, no Diário Oficial da União. (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-11/2022-resultado-premio-capes-de-tese-edicao-2022-421902318)
A pesquisa intitulada “Agrotóxicos no Sudoeste do Paraná a partir de uma Perspectiva Geográfica Multiescalar” ficou em segundo lugar entre todas as teses da área defendidas em 2021 no Brasil. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão e contou com a orientação do Prof. Dr. Luciano Zanetti Pessôa Candiotto e da Profa. Dra. Carolina Panis.
A tese discutiu a problemática que envolve a utilização de agrotóxicos no espaço geográfico, especificamente em 27 municípios do Sudoeste do Paraná, a partir de uma perspectiva geográfica e multiescalar. Os resultados demonstraram que a racionalidade econômica impõe um padrão de produção de commodities com a utilização de agrotóxicos, os quais, sob o argumento de aumentar a produtividade da agricultura, acabam por contaminar os ecossistemas e podem afetar nocivamente a saúde dos sujeitos que os utilizam de forma ocupacional e daqueles que consomem alimentos e água contaminados. A investigação detectou agrotóxicos relacionados à diversas doenças em amostras biológicas (urina), em amostras de água de fontes e de poços artesianos, solo, bem como em amostras de leite bovino, o qual é, muitas vezes, um componente básico da dieta humana.
PRÊMIO CAPES DE TESE – criada em 2005, essa premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
A íntegra da tese pode ser consultada em https://tede.unioeste.br/handle/tede/5558